aaa

Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Total de

15 capítulos

Carga horária

36 horas

DESCRIÇÃO:

Gilda Amaral Cassilha
Simone Amaral Cassilha



As cidades são organismos vivos e complexos, justamente por conter toda a interatividade possível entre os indivíduos, sejam elas positivas ou negativas, podendo transformar o cotidiano das pessoas no maior dos pesadelos ou na melhor das experiências. Quando convidamos as pessoas para realizar algum tipo de negócio, como a venda de um lote ou de uma edificação, sabendo que estes estão em perfeita consonância aos parâmetros exigidos pela prefeitura municipal, estamos nos apropriando dos benefícios da urbanização. A cidade, porém, não é tão romântica em todos os seus aspectos, pois justamente ao ter que obrigar todas as pessoas que à ela se dirigem na busca ao atendimento de suas necessidades, pode não ter as respostas imediatas para isso, e de certa forma pode frustrar as expectativas de determinados grupos de pessoas.
Este material inicia-se com a história, os conceitos e o processo evolutivo urbano, como também tem o papel de demonstrar o papel dos urbanista que é tentar deixar essa experiência urbana um pouco mais atenuada ao estudar constantemente o meio urbano, assim como através do planejamento urbano programar melhor as atividades na cidade.
Nesta obra, as autoras procuram deixar um pouco mais claro este universo fantástico e muito rico do ponto de vista das relações humanas, que é a cidade conhecendo os aspectos mais relevantes que precisam ser compreendidos, inclusive, como podemos planejar a cidade e conservar o meio ambiente.


CAPÍTULOS:
1 - Questões urbanas
2 - História urbana
3 - Rede urbana no Brasil
4 - Estatuto da Cidade
5 - Plano Diretor
6 - Componentes do planejamento
7 - Questão ambiental
8 - Zoneamento urbano
9 - Acessibilidade e mobilidade urbana
10 - Desenho urbano
11 - Legislação de parcelamento do solo urbano
12 - Guetização da cidade
13 - Incorporações imobiliárias
14 - Índices urbanísticos
15 - Empreendimentos imobiliários